Introdução
Que imagens você tem da infância? Um tempo de travessuras e brincadeiras de rua, em que você "era feliz e não sabia"? Se o cenário imaginado for parecido com esse, descrito em Meus Tempos de Criança, do sambista Ataulfo Alves, está na hora de rever a relação com seus alunos. A reportagem "Criança Pensando Como Gente Grande" mostra que hoje, nas grandes cidades, os jogos de botões sobre a calçada foram substituídos pelas visitas ao shopping, o templo de consumo de patricinhas e mauricinhos (e aspirantes a) pré-adolescentes. Mas essa não é a única mudança. Se as crianças descobrem a adolescência antes mesmo de passar pelas transformações biológicas da puberdade, muitos jovens relutam em abandonar a proteção dos pais para assumir as responsabilidades dos adultos. Paralelamente, certos casais adotam padrões de comportamento juvenis, tornando-se gatões e gatonas de meia-idade. E os avós, com uma renda razoável e boas condições de saúde, são cortejados pelas agências de publicidade, como informa o texto "O Poder Grisalho".
Por que tudo isso vem acontecendo? Devido ao canto de sereia do consumo? Ou esse é apenas um dos aspectos que colocam em xeque, nas sociedade contemporânea, os papéis desempenhados em cada etapa da vida? Por que os limites biológicos e culturais das diferentes idades estão sendo desafiados ou redesenhados? Examine essas questões com os estudantes.
Atividades
Peça que cada um dos adolescentes recorde sua infância e procura descrevê-la levando em consideração os aspectos mencionados a seguir. Como eles podem caracterizar essa fase (tempo de brincadeiras, de descompromisso etc.)? Como era a vida cotidiana? E as relações com o universo do consumo? Que tipo de roupa, brinquedo e outros objetos os pais habitualmente adquiriam? A televisão fazia parte de seus hábitos? Quais eram os programas preferidos? Sugira que depois, em grupos, anotem as características comuns à maioria das respostas.
Atividades
Após a leitura de "Criança Pensando Como Gente Grande", peça que todos destaquem os trechos relacionados a consumo, atitudes no cotidiano e expectativas das crianças ouvidas pela pesquisa do canal Cartoon Network. Essas passagens podem ser comparadas aos aspectos já levantados sobre a infância de seus alunos. Então, proponha a montagem de um painel sobre as modificações no comportamento infantil nos últimos anos. Divulgue entre os alunos alguns dados de uma pesquisa feita pela MTV com jovens urbanos e peça que os estudantes comparem esses traços de comportamento com os das crianças apresentadas por VEJA.
Examine com a turma os anúncios publicitários reproduzidos nestas páginas. Mostre que eles destinam-se a um público urbano de bom poder aquisitivo, semelhante ao consultado pela pesquisa da MTV. Leve os estudantes a perceber como o texto e a imagem da publicidade convidam as crianças a consumir e a agir como "gente grande", isto é, como adolescentes preocupados em seduzir o sexo oposto, namorar etc. Chame a atenção para o apelo sensual presente nas campanhas: isso pode ser associado à afirmação, feita por um diretor do grupo a que pertence o canal Cartoon Network, de que "os brasileiros exprimem sua sexualidade mais do que outros povos"? Ou trata-se basicamente do interesse do mercado pela ampliação do seu público consumidor?
Para a segunda aula, encarregue os alunos de examinar, na televisão, na publicidade e na imprensa, o tipo de anúncio, de programa e de reportagem dirigidos a crianças e adolescentes. Sugira que comparem e identifiquem as semelhanças entre as propagandas deste plano de aula e o levantamento feito por eles. Que modelos e estereótipos a mídia veicula?
fonte: revistaescola.abril.com.br
Que imagens você tem da infância? Um tempo de travessuras e brincadeiras de rua, em que você "era feliz e não sabia"? Se o cenário imaginado for parecido com esse, descrito em Meus Tempos de Criança, do sambista Ataulfo Alves, está na hora de rever a relação com seus alunos. A reportagem "Criança Pensando Como Gente Grande" mostra que hoje, nas grandes cidades, os jogos de botões sobre a calçada foram substituídos pelas visitas ao shopping, o templo de consumo de patricinhas e mauricinhos (e aspirantes a) pré-adolescentes. Mas essa não é a única mudança. Se as crianças descobrem a adolescência antes mesmo de passar pelas transformações biológicas da puberdade, muitos jovens relutam em abandonar a proteção dos pais para assumir as responsabilidades dos adultos. Paralelamente, certos casais adotam padrões de comportamento juvenis, tornando-se gatões e gatonas de meia-idade. E os avós, com uma renda razoável e boas condições de saúde, são cortejados pelas agências de publicidade, como informa o texto "O Poder Grisalho".
Por que tudo isso vem acontecendo? Devido ao canto de sereia do consumo? Ou esse é apenas um dos aspectos que colocam em xeque, nas sociedade contemporânea, os papéis desempenhados em cada etapa da vida? Por que os limites biológicos e culturais das diferentes idades estão sendo desafiados ou redesenhados? Examine essas questões com os estudantes.
Atividades
Peça que cada um dos adolescentes recorde sua infância e procura descrevê-la levando em consideração os aspectos mencionados a seguir. Como eles podem caracterizar essa fase (tempo de brincadeiras, de descompromisso etc.)? Como era a vida cotidiana? E as relações com o universo do consumo? Que tipo de roupa, brinquedo e outros objetos os pais habitualmente adquiriam? A televisão fazia parte de seus hábitos? Quais eram os programas preferidos? Sugira que depois, em grupos, anotem as características comuns à maioria das respostas.
Atividades
Após a leitura de "Criança Pensando Como Gente Grande", peça que todos destaquem os trechos relacionados a consumo, atitudes no cotidiano e expectativas das crianças ouvidas pela pesquisa do canal Cartoon Network. Essas passagens podem ser comparadas aos aspectos já levantados sobre a infância de seus alunos. Então, proponha a montagem de um painel sobre as modificações no comportamento infantil nos últimos anos. Divulgue entre os alunos alguns dados de uma pesquisa feita pela MTV com jovens urbanos e peça que os estudantes comparem esses traços de comportamento com os das crianças apresentadas por VEJA.
Examine com a turma os anúncios publicitários reproduzidos nestas páginas. Mostre que eles destinam-se a um público urbano de bom poder aquisitivo, semelhante ao consultado pela pesquisa da MTV. Leve os estudantes a perceber como o texto e a imagem da publicidade convidam as crianças a consumir e a agir como "gente grande", isto é, como adolescentes preocupados em seduzir o sexo oposto, namorar etc. Chame a atenção para o apelo sensual presente nas campanhas: isso pode ser associado à afirmação, feita por um diretor do grupo a que pertence o canal Cartoon Network, de que "os brasileiros exprimem sua sexualidade mais do que outros povos"? Ou trata-se basicamente do interesse do mercado pela ampliação do seu público consumidor?
Para a segunda aula, encarregue os alunos de examinar, na televisão, na publicidade e na imprensa, o tipo de anúncio, de programa e de reportagem dirigidos a crianças e adolescentes. Sugira que comparem e identifiquem as semelhanças entre as propagandas deste plano de aula e o levantamento feito por eles. Que modelos e estereótipos a mídia veicula?
fonte: revistaescola.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário